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 9. Perícias e Desvantagens

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Komuro
Shodaime Hokage
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MensagemAssunto: 9. Perícias e Desvantagens   Seg 29 Fev - 22:34

Perícias e Desvantagens

Em todo bom sistema de criação de seu próprio personagem, faz-se necessário um esquema de vantagens e desvantagens, propiciando uma aventura maior e diversidade na escolha de opções para seu próprio personagem. O RPG enriquece com vias e estratégias, no Generations estão propostos abaixo uma lista completa dos itens que poderão ser pegos. Assim, atentem-se para as seguintes etapas:


  • No momento de criação da ficha, o usuário deverá constar nela a lista de perícias e desvantagens que seu personagem possui.
  • Pode-se criar desvantagens (não perícias) no momento da criação da ficha, mas elas devem ser coerentes e não podem ser bestas. O critério de avaliação é mais rigoroso, também só podem ter no máximo 2 pontos de valor. Doenças e similares que não prejudicam o personagem são proibidas.
  • O esquema a ser utilizado é simples: cada uma das opções dispostas abaixo apresentará um saldo, negativo ou positivo, desvantagens e perícias respectivamente;
  • O saldo final deverá ter o mesmo número de perícias e desvantagens (por exemplo, se você pegou algo -2, deve ter pelo menos desvantagens +2). Salvo quando se é Jounin;
  • O máximo de pontos a se gastar nas perícias são 4. Esse valor sobe para 5 ao se tornar jounin.
  • Alguns malefícios são obrigatórios se terem na escolha de um clã;
  • Não é possível pegar dois pontos de atributos simultâneos através de perícias (mesmo a perícia sem ponto direto não pode ser pegada);
  • Os defeitos podem ser usados pelo Narrador ou pelo oponente como vantagem contra seu personagem, entretanto vale salientar que o narrador tem liberdade para avaliar.
  • É obrigação do jogador interpretar suas desvantagens, caso contrário poderá ser penalizado na avaliação dos seus posts. As desvantagens devem sempre apresentar problemas ao personagem, e não o contrário.
  • Ao chegar no rank jounin, ganha-se 1 ponto em perícia gastos exclusivamente em coisas de um ponto (não é possível acumular). Dessa forma, o jogador pode tanto retirar uma de suas desvantagens (seguindo a lógica: fobias podem ser superadas, dívidas podem ser pagas, mas deficiências não podem ser corrigidas), quanto adicionar uma perícia desta mesma pontuação.
  • As perícias que oferecem um ponto em atributos têm que ser escolhidas com cautela, pois têm uma regra extra: ao atingir o rank jounin, é obrigatório que o personagem tenha no mínimo 4 pontos (excluindo o oferecido pela perícia) no atributo em questão. Se essa regra for quebrada, haverá punição de 40 pontos de alerta e redistribuição forçada dos atributos ou a perda permanente da perícia em casos específicos (sem direito à troca ou reset parcial).


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